Arcas produzidas no IPPOO II viram bibliotecas rurais
22 de outubro de 2013 - 03:00
O Governo do Estado do Ceará, através das Secretarias do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Justiça e Cidadania (Sejus-Ce), entregou nesta terça-feira (22) mais 50 bibliotecas rurais às comunidades de municípios cearenses beneficiados com o Programa Arca das Letras, executado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Cada comunidade beneficiada pelo programa receberá uma biblioteca com mais de 230 livros de literatura infantil e juvenil, além de livros técnicos e didáticos e histórias em quadrinhos.
A mobília das bibliotecas é feita pelos internos do sistema prisional no IPPOO II. Este ano já foram produzidas 140 arcas e até o final do ano serão entregues mais 76, totalizando 216 bibliotecas rurais entregues, segundo a Secretária de Justiça e Cidadania, Mariana Lobo. “Através do Projeto Arca das Letras reunimos o incentivo à leitura e ao resgate dos internos através da capacitação e trabalho dentro das unidades, contribuindo para uma cultura de paz”, afirmou a secretária, destacando que a ação tem um valor simbólico importante à medida que o detento dá um retorno àquela sociedade em que um ele tenha prejudicado, levando-o também a repensar suas atitudes. A oficina de carpintaria emprega 8 internos da unidade.
O Ceará é o estado brasileiro com o maior número de bibliotecas rurais do Brasil, tendo levado às bibliotecas para 1.096 comunidades, com cerca de 2.192 agentes de leitura capacitados para incentivar a leitura. O Programa é executado pela SDA, através da Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza Rural (CODET).
Para a implantação do Arca das Letras também foram capacitados os agentes de leitura que ficarão responsáveis pelos móveis e pelo incentivo à leitura nas comunidades. “As bibliotecas são implantadas também para melhorar a educação nas comunidades e ajudar os moradores nas atividades agrícolas”, afirmou a representante do MDA, Elizabeth Santos. Segundo ela, o Programa Arca das Letras está trazendo desenvolvimento para o campo, através da leitura e do acesso à informação.
O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, destacou a importância do Programa Arca das Letras na formação de crianças e jovens no meio rural. “Essas bibliotecas rurais são fundamentais para ajudar a combater o analfabetismo na Zona Rural do Ceará, porque permitem que as crianças tenham acesso à diversos livros e possam ampliar os seus conhecimentos através da leitura e da pesquisa. É o desenvolvimento que chega através da leitura para o interior”.
Participaram da solenidade, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, o presidente do Conselho Estadual de Educação, Edgard Linhares, a coordenadora da CODET, Graça Duarte, prefeitos e lideranças comunitárias dos municípios beneficiados.