Projeto Plantando o Amanhã é lançado pela Sejus e Emlurb

29 de outubro de 2013 - 03:00

A secretária da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), Mariana Lobo, e o presidente da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), Ronaldo Rodrigues, lançaram na manhã desta terça-feira (29) o projeto Plantando o Amanhã, que capacitará 30 presos do regime semiaberto e aberto como jardineiros profissionais. 
 
 
O curso compreende noções de ecologia, classificação de plantas, preparo de canteiros, combate a pragas e doenças, conservação e plantio de ervas medicinais. Tem duração de dois meses, com 240 horas/aula. Os egressos serão acompanhados por três agrônomos e pela equipe que trabalha no espaço, onde são cultivadas 275 espécies vegetais, entre mudas florestais, frutíferas, ornamentais e medicinais. Além das aulas teóricas, a turma vai exercitar a prática junto com toda a equipe de jardineiros do Horto.
Na ocasião a secretária da justiça, Mariana Lobo, defendeu a capacitação profissional e o trabalho como o melhor caminho na diminuição da reincidência de crimes. ” Àqueles que um dia cometeram um crime, esta é a oportunidade de mostrar à sociedade que se pode construir uma nova vida, sob nova perspectiva. A ressocialização, neste contexto, é uma política concreta de segurança pública”, falou. O presidente da Emlurb, Ronaldo Rodrigues, destacou a iniciativa e o compromisso dos órgãos em dar continuidade ao trabalho. “Neste momento parabenizamos aos alunos pela escolha que fizeram em abraçar a oportunidade oferecida e os recebemos para, em conjunto, trabalhamos pelo bem da sociedade”, falou.
Para a coordenadora da Inclusão Social do Preso e do Egresso, da Sejus, Cristiane Gadelha, o curso responde também a uma demanda de mercado. “Assim como em outras áreas de atuação, na jardinagem muitas pessoas que perdem chances de trabalho por falta de qualificação. Com o Plantando o Amanhã a Sejus buscará oportunidades de inclusão junto a parcerias públicas e privadas”.