Sejus inicia curso de Operações Penitenciárias para candidatos ao GAP
5 de novembro de 2013 - 03:00
A Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus) deu início nesta segunda, dia 04 de novembro, ao curso de Operações Penitenciárias para 48 agentes penitenciários que participaram do processo de seleção interna para o Grupo de Apoio Penitenciário (GAP). O treinamento é ministrado pelos próprios agentes do GAP e tem o objetivo de condicionar os candidatos para os procedimentos adequados em ações de operações táticas penitenciárias.
O curso de habilidades específicas tem caráter eliminatório e classificatório e encerra o processo seletivo para o GAP. As aulas são de caráter teórico e prático e englobam as disciplinas de armamento e tiro, escolta e guarda, proteção de autoridades, imobilização, algemação e manuseio de tonfa, atendimento pré-hospitalar tático e intervenção prisional. Ao todo, o curso tem carga horária de 228 horas.
Os participantes do treinamento serão submetidos à inspeção de nivelamento por meio de sistema de teste prático e avaliação individual. O Curso de Operações Penitenciárias é administrado no regime de internato semanal com folgas aos finais de semana e escala de serviço de guarda de segurança da base.