Sejus implanta oficina de mosaicos em unidade prisional
7 de novembro de 2013 - 03:00
A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), através da Coordenadoria de Inclusão Social ao Preso e Egresso (CISPE), está promovendo em parceria com uma empresa de iniciativa privada uma oficina de mosaicos para os internos do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), em Itaitinga. O curso faz parte do projeto Fabricando Oportunidades, que visa trabalhar o artesanato como modalidade para reinclusão do privado de liberdade no mercado de trabalho.
O curso tem duração de cinco sábados, chegando ao fim neste dia 9 de novembro. Todas peças produzidas na oficina serão encaminhadas para o Centro de Artesanato do Ceará (Ceart) para verificação do escoamento, avaliação dos valores e remuneração dos internos por produção.
Pela motivação e desempenho dos internos, a Sejus está implantando uma oficina permanente dentro daquela unidade, que visa empregar dez internos. Dentre os treinados, a Cispe escolherá um deles para ser o gerente da produção, que será o responsável pela execução dos trabalhos e receberá ¾ do salário mínimo além de um dia de remissão de pena a cada três dias trabalhados. O restante da equipe receberá por peça produzida e comercializada, mas a atividade para solicitar a remição de pena.