Unidade Psiquiátrica da Sejus comemora 45 Anos e faz entrega de certificação aos internos
8 de novembro de 2013 - 03:00
Uma solenidade de 45 Anos marcou a manhã desta sexta-feira, 08 de novembro de 2013, no Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes, órgão integrante da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus). O evento que aconteceu no pátio da instituição, recebeu internos, profissionais de vários segmentos que atuam no IPGSG, representantes de empresas parceiras, diretores, juízes, convidados da comunidade e os secretários Adjunto e Executivo da Sejus, Augusto Câmara e Roberto Bentes, respectivamente. O Instituto Psiquiátrico está localizado na BR 116, Km 17, em Itaitinga.
Durante a programação, intercalada pelas falas de quem está no trabalho diário do IPGSG, a Banda Maluco Beleza sob a orientação da escola de aprendizado de níveis médio e fundamental, com nome em homenagem ao cantor Raul Seixas, fez apresentações colocando um toque musical na festividade. Como uma extensão na busca de desenvolver um trabalho diferenciado, a escola, o grupo de terapeutas e a equipe técnica da Hidracor realizaram uma tarefa de modificar o ambiente do IPGSG, ensinando para os internos teoria e na prática a coloração das paredes, resultando na certificação de 08 pintores, com seus diplomas sendo entregues, na oportunidade, pelo projeto Cores da Liberdade, supervisionado pela Coordenadoria de Inserção Social do Preso e Egresso (CISPE).
A fim de mostrar aos presentes o caminhar da unidade nas últimas quatro décadas e seus frutos, o chefe de segurança, Adriano Rodrigues da Silva, fez um histórico lembrando o nome do Instituto, uma referência a Stênio Gomes da Silva, nascido em 1907, um político brasileiro, vice-governador do Ceará, que assumiu o governo no período de 1º de julho de 1954 a 25 de março de 1955 e falecido em 1961. E disse: “psiquiatras, defensores públicos, bacharéis em Direito, farmacêuticos e médicos já estiveram à frente da unidade e ressaltamos que por várias vezes, um dos nossos antigos servidores, o agente penitenciário Josaphat de Moura Freire respondeu pela direção em momentos de transição e hoje é nosso diretor adjunto”.
Acrescentou: “somos uma unidade prisional e hospitalar, o que nos difere de uma prisão comum. Aqui os profissionais são designados para cuidar de Portadores de Transtornos Mentais, oferecendo, sempre, um tratamento humanizado e com o desfio de romper com os estigmas e tabus que cercam nossos pacientes. O que a sociedade repudiou é o público das atividades do nosso Stênio Gomes. Dotada de uma equipe multidisciplinar a unidade realiza os serviços de exame criminológico, cessação de periculosidade, recolhimento e tratamento dos presos sob medida de segurança, laudo pericial psiquiátrico e tratamento psiquiátrico aos internos do Sistema Penal”.
A diretora do Instituto Psiquiátrico, médica psiquiátrica Fátima Barroso, explicou o lado do sentimento de dar e receber afeto, tão importantes para os internos que são também pacientes. “Aqui temos um cuidado especial na preparação da saída deles e da continuação com o tratamento, além muros, através da rede de assistência de saúde do estado e da prefeitura. Quanto à escola, preparamos 11 alunos que receberam o certificado do curso de alfabetização de jovens adultos e sobre o Marcos Aurélio de Souza Bezerra, temos orgulho de dizer, que já está fora do Instituto, concluiu aqui o ensino médio e está inscrito para o próximo ENEM”.
Ao finalizar, agradeceu a secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, e a empresa Hidracor na inclusão da unidade no programa “Cores da Liberdade”, dentro do Sistema Penal, que segundo a sua palavra “ transformou o ar cinzento das nossas paredes para um colorido, que alegra as nossas vidas.” Em seguida , lembrou estar falando como médica, preocupada com os altos índices de câncer de próstata, comunicando que a unidade, essencialmente masculina, está engajada na campanha internacional Novembro Azul. “Iremos realizar 20 exames de prevenção da doença para internos acima de 40 anos, com uma estrutura montada na unidade”. E fez uma convocação e alerta para os funcionários e familiares de servidores, recomendando a necessidade imperiosa e que atentem para o exame.
Após a entrega de kits oferecidos aos internos pela Hidracor, a fim de utilizarem como equipamento de trabalho depois da permanência no Instituto, o representante da empresa, Otoniel Ribeiro Pereira, disse estar emocionado com o desafio de dez realidades, no que se refere a capacitação dos detentos das unidades do sistema penal, para a pintura na construção civil. “Estou honrado e participo porque acredito na mudança destas pessoas e presenciamos ao longo do curso, quando alguns alunos, mesmo com suas deficiências estavam preocupados em não sujar o local de trabalho Isto tudo nos surpreende.”
Lembrou que numa visita a Casa Cor foi abordado por um pintor que foi seu aluno em uma unidade penitenciária. “As cores trazem a alegria, uma sensação boa e de liberdade”. E concluiu: “ eu vejo que muito é feito e com carinho pela Sejus. Ao sair, com zelo no trabalho e o querer mudar de vida, a pessoa pode ser referência, porque a sociedade tem uma visão diferente do sistema. Aí sim, o projeto vai ser eficaz, vai ser ao que veio, para valer.”