Sejus promove curso de pedreiro para egressos e capacita profissionalmente quase 700 pessoas no ano
12 de novembro de 2013 - 18:20
Egressos do sistema penitenciário participam, até o próximo mês, de um curso de pedreiro. São 12 pessoas em regime aberto e semi-aberto participando do curso, que ocorre no Polo de Inclusão Social, em Itaitinga. O curso é promovido pela Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe) e segue até dia dois de dezembro.
O supervisor das capacitações da Cispe, Ricardo Soares, observa que com esses novos alunos, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) chega à marca de 690 alunos capacitados em cursos profissionalizantes somente neste ano, tanto dentro como fora do sistema penitenciário.
“Quando fazem os cursos profissionalizantes, nossos assistidos melhoram a autoestima e conseguem, se absorvidos, uma gratificação maior com a atividade especializada. Isso melhora sua vida, sua renda, sua relação familiar, seu estilo de vida e possibilita, futuramente, que eles trabalhem com carteira assinada”, destaca o supervisor.
De acordo com Soares, o atual momento da construção civil – com a realização da Copa do Mundo, o crescimento do setor e o déficit de pessoal na área – motivou que muitos cursos promovidos pela Cispe sejam nessa área, permitindo acesso ao emprego de forma mais rápida.