Academia Enem doa material didático para privados de liberdade
19 de novembro de 2013 - 03:00
A Academia Enem, projeto da Prefeitura Municipal de Fortaleza, doou 300 apostilas para nove unidades do Sistema Prisional do Estado do Ceará, com o objetivo de auxiliar nos estudos das pessoas privadas de liberdade que farão a prova do Enem 2013, nos dias 3 e 4 de dezembro. Nesta data, as provas serão exclusivas para o Sistema Prisional, que contará com 30 mil participantes em todo o Brasil. A doação das apostilas do Academia Enem foi feita para a EMEIF Dom Aloísio Lorscheider, que coordena a ação junto às unidades prisionais. Os alunos também receberão cópias das videoaulas.
No Ceará, 570 internos de 50 unidades prisionais participarão do Exame, cerca de 200 a mais que no ano passado. Eles poderão concorrer às vagas do ensino superior através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e também conseguir a certificação do ensino médio. Atualmente, 12 presas cursam superior em Filosofia no Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa.
O curso – O Academia Enem é um projeto da Prefeitura de Fortaleza e tem hoje oito mil alunos inscritos. Desde junho deste ano, os alunos têm acompanhado aulas com professores renomados e com experiência em grandes colégios e cursinhos da cidade.
Ensino superior –O Enem é o instrumento de acesso ao Sistema de Seleção Unificada (SISU), do qual fazem parte a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), e ao Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em universidades particulares a alunos comprovadamente carentes.