Juízes da Execução Penal visitam Hospital Psiquiátrico Governador Stenio Gomes
27 de novembro de 2013 - 03:00
Os Juízes da 2ª e 3ª Vara de Execução Penal da Comarca de Fortaleza, Cezar Belmino e Luciana Teixeira, estiveram na manhã desta quarta-feira (dia 27) no Instituto Psiquiátrico Governador Stenio Gomes (IPGSG), em Itaitinga, com intuito de realizar uma visita de apresentação do projeto Artur Bispo do Rosário, do Tribunal de Justiça, que visa trabalhar a ressocialização dos internos daquela unidade hospitalar. Acompanharam a visita o advogado representante do Conselho Penitenciário da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará, Paulo Sérgio, a coordenadora do Sistema Penal da Sejus, Socorro Matias, os diretores do IPGSG, Fátima Barroso e Josaphat Freire.
Durante a manhã descontraída, os internos fizeram a apresentação com a Banda Maluco Beleza, leram textos e receberam um lanche, de uma voluntária do Tribunal de Justiça, Dona Rita, vestida de mamãe noel. “Somos uma unidade hospitalar que nos difere de uma prisão comum. Aqui os profissionais (advogados, assistentes sociais, educador físico, profissionais da saúde, professores) são designados para cuidar e melhorar a vida das pessoas portadoras de transtornos mentais. Ao visitar a festa de 45 anos da nossa instituição, o Juiz Corregedor dos Presídios, Cezar Belmino, entendeu que poderia nos ajudar a melhorar o pensamento da Justiça e da sociedade na aceitação das pessoas com sofrimento mental”, discursou a Dra. Fátima Barroso.
A magistrada Luciana Teixeira também fez uma fala breve sobre o projeto Artur Bispo do Rosário, que pretende envolver diversos segmentos sociais no debate sobre as medidas de segurança. “Estou feliz de estar aqui. Desde junho pensamos neste encontro e de como poderíamos dar um olhar diferenciado ao Hospital, auxiliando uma visão mais sensível da sociedade para com os internos. Queria agradecer a Dra. Fátima, estou admirando ainda mais o seu trabalho e a dedicação da equipe, e tenho certeza que poderemos contribuir com este lugar”, afirmou.

O IPGSG possui hoje 68 internos em tratamento e que são designados para atividades manuais de artesanato, de educação física e ações culturais, utilizando música e a terapia para auxiliar o tratamento químico do transtorno mental. Recentemente a unidade recebeu o projeto Cores da Liberdade, que revitalizou com cores as paredes e grades da unidade, onde dois pacientes e outros oito egressos participaram do projeto, em parceria da SEJUS com a Hidracor.
Quem é Artur Bispo do Rosário – Considerado louco ficou mais de 50 anos internado na Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro, na primeira metade do século XX, destinada a abrigar aqueles classificados como “anormais”. Em determinado momento, Bispo do Rosário passou a produzir objetos com diversos tipos de materiais oriundos do lixo e da sucata, e é considerado um renomado artista plástico brasileiro.