Cinquenta internos participam do projeto “Em Busca da Salvação” da CPPL de Caucaia
13 de dezembro de 2013 - 03:00
A Casa de Privação Provisória de Liberdade Desembargador Francisco Adalberto de Oliveira Barros Leal (CPPL Caucaia) inaugura o projeto Em Busca da Salvação, na rua D do Pavilhão 02 com cinquenta detentos. O projeto, iniciativa da direção, busca levar o conforto espiritual aos pavilhões, realizando momentos religiosos como cultos, louvores, palestras, momentos reflexivos e aconselhamentos.Um dos diferenciais do projeto, é que os internos interessados em participar devem passar pelo crivo do profissional do serviço social, setor médico, psicológico, e chefe de segurança e disciplina e dos diretores da unidade. Eles serão cobrados pela disciplina para que o projeto não seja levado como “uma forma de privilégio”.
O projeto tem ainda o objetivo principal pacificar o ambiente interno do presídio através da evangelização, promovendo a ressocialização e bem estar dentro da CPPL Caucaia. O diretor da unidade, o agente penitenciário João Augusto de Oliveira Neto, explica que o projeto Em Busca da Salvação pretende mostrar que “na prisão não é diferente da natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. A direção do presídio também faz um trabalho de mobilização com advogados, familiares dos internos e outros profissionais que atuam no sistema no intuito de arrecadar doações de tintas, bíblias e livros religiosos que possam colaborar com o andamento do projeto.
CPPL de Caucaia – A unidade recebeu em 2013 o mutirão de atendimentos da Defensoria Pública, que prestou assistências jurídica a todos os presos provisórios. Ainda em 2013, uma mudança permitiu a abertura de um maior canal de diálogo com internos e direção, trazendo disciplina e diminuindo significativamente o numero de ocorrências. Foi implantado, em parceria com a Cispe, uma oficina de trabalho que envolve 12 presos na atividade do tenerife, uma espécie de renda de fios usadas para fabricação de artesanato. Os internos estão sendo capacitados e já começaram a produção. Além disso, a próxima oficina capacitará os internos na confecção de mosaicos.
Para o início de 2014, a unidade receberá o mutirão do Cores da Liberdade, capacitando 25 internos em pintor de parede e revitalizando todas as ruas e Pavilhões da unidade. Em breve, a unidade passará por uma reforma que a transformará em centro de Triagem e Observação Criminológica, porta de entrada do sistema penal da Região Metropolitana de Fortaleza.