Ifan e Sejus lançam guia sobre o fortalecimento da relação mães e filhos nas unidades prisionais
16 de dezembro de 2013 - 03:00
Nesta terça-feira (17), às 15 horas, o Instituto da Infância (Ifan) e a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) realizam o lançamento do Guia Metodológico: o brincar como estratégia de fortalecimento dos vínculos entre mães e filhos nas unidades femininas de privação de liberdade. O material resultou no Projeto Brincar Vir-Ver desenvolvido no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).
O projeto pretende fomentar os vínculos afetivos entre as mães presidiárias e seus filhos, até 11 anos de idade, visando à reintegração da egressa no contexto familiar, através de oficinas, capacitação das agentes penitenciárias nas temáticas da infância, da mulher e da maternidade, encontros mensais e acompanhamento das ações com as internas. O lançamento do guia acontece na sede do Instituto da Infância, na sobreloja do Edifício Diplomata, situada na Avenida Padre Antônio Tomás, 2420.
“Hoje, mais de 300 das 444 internas têm filhos até 11 anos de idade e o tempo no cárcere abala as estruturas familiares e principalmente, psicológicas dessas crianças. O Governo do Estado do Ceará recebeu de forma muita positiva a proposição do Ifan, juntamente com a Secretaria de Direitos Humanos, em trabalhar a assistência a essa maternidade. Essa parceria foi possível depois da realização, em junho do ano passado, da Semana do Bebê, que sensibilizou a unidade para esta condição de fragilidade a que estão expostos mães e filhos”, aponta a secretária da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, Mariana Lobo.
“Estamos trabalhando para tornar as visitas das crianças às mães mais lúdicas, mais atrativas e menos duras para ambas as partes. O programa incentivará também que as mães presidiárias possam melhor acompanhar a educação dos filhos”, destacou a diretora do IPF, Analupe Araújo.
Outro diferencial do projeto é fomentar a formulação de políticas públicas para a prevenção da negligência infantil para a Região Metropolitana de Fortaleza. “O programa irá atuar de forma que as ações tenham sustentabilidade, monitorando, sistematizando as ações e disseminando as experiências”, complementa Analupe.
Serviço
Lançamento do Guia metodológico: O brincar como estratégia de fortalecimento dos vínculos entre mães e filhos nas unidades femininas de privação de liberdade.
Data: 17 de dezembro
Horário: 15 horas
Local: Instituto da Infância, localizada na sobreloja do Edifício Diplomata, situada na Avenida Padre Antônio Tomás, 2420.