Rádio Livre completa um ano de atuação

10 de janeiro de 2014 - 03:00

Esta sexta-feira, dia 10 de janeiro, é de festa para a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus). É dia de comemorar o primeiro aniversário da Rádio Livre, projeto que ligou as unidades penitenciárias a uma radiadora, levando informação e ampliando o contato dos internos do sistema penitenciário com seus familiares. O projeto foi criado a fim de colaborar com a reintegração dos apenados e dar suporte a programas de ressocialização do órgão nas áreas de educação, saúde, cultura, direitos humanos, entre outros.
A Rádio Livre funciona hoje em seis unidades penitenciárias da Região Metropolitana de Fortaleza, com programação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A programação reúne produções musicais, religiosas, noticiosas e esportivas, dicas de saúde e de cultura. Cerca de seis mil internos escutam a programação da rádio. Muitos deles recebem e enviam mensagens para seus familiares. Os detentos participam enviando sugestões de programação, pedidos de música e perguntas aos apresentadores. Em cada unidade prisional onde a rádio chega há uma caixa onde são depositadas os pedidos dos detentos. Os familiares também participam ativamente gravando mensagens e recados e têm acesso à programação por meio da internet, no site da Sejus (www.sejus.ce.gov.br). A expectativa é de que outras penitenciárias também recebam o sinal da rádio. A ampliação do projeto prevê a inclusão do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II e a Casa de Privação Provisória de Liberdade I.
Para estimular essa participação, a equipe da Rádio Livre circula semanalmente nas unidades penitenciárias, entrando em contato com os internos e dando manutenção nos equipamentos instalados. Para a direção das unidades, a Rádio Livre também auxilia nas ações de disciplina, recados e aviso de atividades. A equipe da Rádio é formada hoje pelo jornalista Felipe Sampaio e pelos colaboradores Cynthia Corvelo e Zairton Cavalcante, tendo participação de todos os membros da assessoria de comunicação da Sejus.
Com o slogan “ Rádio Livre, a liberdade está no ar”, a rádio também é um canal de comunicação eficiente com internos e com os familiares. “Precisávamos chegar de forma direta aos internos do sistema penitenciário para falar sobre ressocialização. Muitas vezes, eles só têm atenção dos meios de comunicação pelo viés da violência. Queríamos mostrar que há espaço para eles em outras áreas. Acreditamos neste projeto que trabalha a comunicação do interno com o mundo do lado de fora, através de notícias, recados de familiares e programas educativos que possam abrir os horizontes na perspectiva de buscar novas oportunidades de vida”, destaca a secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo.