Plantando o Amanhã certifica 26 egressos em curso de jardinagem

14 de janeiro de 2014 - 03:00

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) certifica, nesta quarta-feira (15), um grupo de 26 egressos do sistema penitenciário que concluiu o projeto Plantando o Amanhã. O projeto oferece capacitação em jardinagem para cumpridores dos regimes aberto e semiaberto e é realizado pela Sejus, por meio da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe), em parceria com a Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb).
 
 
 
Apenas quatro alunos não concluíram o projeto que teve início com 30 pessoas. Dos concludentes, quatro deles já têm emprego garantido pela própria Sejus. Serão três designados para cuidar dos jardins da própria Secretaria e o quarto ficará no Theatro José de Alencar.
  
A coordenadora da Cispe, Cristiane Gadelha, explica que a Sejus já está entrando em contato com empresas parceiras para buscar vagas no mercado de trabalho para os outros participantes. Segundo ela, há expectativa de a Emlurb abrir novas vagas e também contratar alguns dos participantes do curso. “Os egressos estão bastante satisfeitos com o resultado e a Emlurb também gostou, já afirmou ter interesse em realizar um novo curso”, destaca Cristiane.
 
 
 
Outro motivo para comemorar, segundo ela, foi o bom entrosamento da equipe da Emlurb com os egressos. “Os egressos foram muito bem recebidos, não houve nenhum tipo de discriminação”, aponta.
Um dos egressos que participou do curso afirma já ter planos para trabalhar em Maracanaú, município onde mora. “Onde eu moro tem muita carência desse serviço. Vejo possibilidade de trabalhar até mesmo como autônomo”, adianta.
PLANTANDO O AMANHÃ – O projeto teve início em outubro com aulas práticas e teóricas nas instalações do Horto Municipal Falconete Fialho. Durante o período de aulas, os alunos tiveram a oportunidade de ir a campo com ações de plantio de mudas pela cidade. Uma das atividades foi fazer a jardinagem do canteiro central da Av. Santos Dumont, com o plantio de mais de 500 mudas.
O curso compreendeu noções de ecologia, classificação de plantas, preparo de canteiros, combate a pragas e doenças, e conservação e plantio de ervas medicinais. Foram 240 horas/aula. Os egressos foram acompanhados por três agrônomos e pela equipe que trabalha no espaço.