Cursos de capacitação profissional chegam às cadeias do interior
22 de janeiro de 2014 - 18:54
Depois de capacitar 848 pessoas em 2013, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus) amplia sua política de capacitação profissional executando o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O Pronatec será executado pela primeira vez no Estado voltado para os internos e egressos do sistema penitenciário.
Neste primeiro semestre, serão 264 vagas ofertadas e o Pronatec irá abranger as cadeias públicas de Sobral, Iguatu, Camocim e Amontada, além de oferecer vagas para os egressos da Região Metropolitana de Fortaleza.
Serão destinadas 100 vagas para interior do Estado, sendo 40 vagas para o curso de costura, que acontecerá na Cadeia Pública de Sobral. As outras 60 vagas serão para o curso de Eletricista Predial para os internos das cadeias de Iguatu, Camocim e Amontada, com a oferta de 20 vagas para cada unidade.
Para os presos em regime aberto e semiaberto, serão abertas turmas exclusivas no Senai. Os cursos ofertados neste primeiro semestre somam um total de 164 vagas, sendo 14 para o curso de Costureiro Industrial, 50 vagas para Encanador Predial e 100 para Aplicador de Revestimento Cerâmico.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é o responsável por ministrar os cursos no interior do estado, dentro das próprias cadeias públicas. Já a entidade responsável pelos cursos ofertados aos assistidos da Região Metropolitana de Fortaleza é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As entidades executoras disponibilizam material didático, fardamento, lanche e vale transporte gratuitamente para todos os alunos.
Aumentar o número de vagas de capacitação profissional no interior do Estado é uma das metas da Sejus em 2014. “Nós estamos mapeando as necessidades de capacitação profissional dos municípios. Estamos conhecendo melhor as demandas para que possamos buscar as parcerias adequadas para a realização dos cursos nas cadeias públicas”, salienta o supervisor do Núcleo Educacional e Capacitação Profissionalizante da Coordenadora de Inclusão Social e do Egresso (Cispe), Ricardo Soares.
Apenados em regime aberto e semiaberto da Região Metropolitana que desejam participar dos cursos de costureiro industrial, encanador predial, aplicador de revestimento cerâmico ou em outras áreas, devem procurar a Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso da Sejus para fazer sua inscrição.