Projeto Cores da Liberdade chega à CPPL de Caucaia
27 de janeiro de 2014 - 03:00
Nesta segunda-feira (27), o projeto Cores da Liberdade inicia suas atividades na Casa de Privação Provisória de Liberdade Desembargador Francisco Adalberto de Oliveira Barros Leal (CPPL de Caucaia). O projeto é uma parceria entre a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) e as Tintas Hidracor e visa à qualificação e profissionalização em pintura de 250 internos das unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Serão 30 internos participando do projeto. Após as aulas teóricas, que se estendem até dia 31 de janeiro, os assistidos partem para a prática que consiste na pintura das vivências da própria unidade em que eles estão recolhidos. Com a conclusão da capacitação, os assistidos são certificados em pintura predial e, ao receberem a liberdade ou progressão de pena para regime aberto ou semiaberto eles podem contar com a nova profissão para buscar uma oportunidade de emprego.
O Cores da Liberdade teve início em setembro de 2013 e desde então percorreu seis unidades prisionais da RMF. No próximo mês, o projeto deve contemplar a CPPL Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II). Nos meses de março e abril, assistidos dos regimes aberto e semiaberto pintarão duas instituições filantrópicas da cidade.
O projeto já tem dado resultados. Na edição da Casa Cor de 2013, dois egressos que participaram do Cores trabalharam na mostra de arquitetura como pintores imobiliários. Na Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo (Pacatuba) e no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), internos que se destacaram no projeto integram hoje a equipe de manutenção das respectivas unidades.