Candidatos ao ROP iniciam treinamento
31 de janeiro de 2014 - 03:00
Um grupo de 43 agentes penitenciários está participando do Curso de Operações Penitenciárias que vai selecionar os membros da segunda turma do Ronda de Operações Penitenciárias (ROP), grupo de pronto atendimento para dar suporte às rotinas das unidades prisionais. O treinamento começou nesta quinta-feira (30) e está sendo ministrado pelo Grupo de Apoio Penitenciário (GAP). O objetivo é condicionar os candidatos para os procedimentos adequados em operações táticas penitenciárias.
Mais de 50 agentes se inscreveram para participar do curso e concorrer a uma vaga no ROP. A seleção consiste em entrevista e curso ambos com caráter eliminatório. Além da segunda turma – que contará com 24 agentes – devem ser selecionados outros nove para ampliar o efetivo da primeira turma. Caso todos concluam o curso, começa a ser formado um cadastro de reserva para a terceira turma.
As aulas são de caráter teórico e prático e reúnem disciplinas como manuseio de tonfa e de espingarda, imobilização e algemação, uso de equipamentos não letais, apoio tático penitenciário, intervenção básica em ambiente prisional, mediação de conflitos e rotinas penitenciárias, além de aulas sobre ética e relações interpessoais.
Atualmente, um grupo do ROP está atuando na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Jucá Neto (CPPL III). O grupo conta com 15 agentes. Com a formação dos atuais candidatos, o efetivo deve ser ampliado para 24. O ROP foi oficializado em dezembro e seu objetivo é fazer pequenas intervenções nas unidades prisionais, desonerando as ações policiais nas atividades internas das unidades. A meta é colocar um grupo do ROP em cada grande unidade.