Sejus recebe denúncias em formulário online

3 de fevereiro de 2014 - 14:08

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) disponibiliza um canal para receber, examinar e encaminhar denúncias de violação dos direitos humanos. Trata-se de uma ficha de atendimento virtual, onde qualquer cidadão pode denunciar casos de tortura, tráfico de pessoas, desrespeito aos direitos das pessoas com deficiência e qualquer outra violação aos direitos humanos. A Sejus garante o sigilo de todas as informações fornecidas e apuração dos casos , podendo agir atuar diretamente ou em articulação com outros órgãos públicos e organizações da sociedade.
Para fazer sua denúncia, você pode clicar no link “Cadastro de denúncias”, que aparece no menu de serviços no site da Sejus, ou no banner em destaque no lado direito da página. 
Clique aqui para acessar o formulário.
O denunciante deverá informar o tipo de violência (física, psicológica, maus tratos, abandono etc.) sofrido e dados que possam levar a averiguação do caso (endereço, hora ou detalhes sobre o caso). Através do cadastro, a Coordenadoria de Cidadania da Sejus busca dar apoio às vítimas e analisa o cenário das violações dos direitos humanos no Estado, com o objetivo de construir políticas públicas que possam contribuir para a melhoria dos serviços prestados à população.
Confira algumas das áreas que podem ser feitas denúncias:
– Combate a tortura (lesão corporal, tortura)
– Tráfico de pessoas (exploração sexual, remoção de órgãos, casamento servil, trabalhos forçados)
– Defesa dos direitos da pessoa com deficiência (acessibilidade, inserção no mercado de trabalho, discriminação e preconceito relacionado à deficiência)
– Defesa dos direitos humanos (crianças e adolescentes, mulheres, idosos, LGBTT, população carcerária, família e egressos, população em situação de rua, intolerância religiosa, raça e etnia, trabalho escravo).
Além destas, o denunciante também pode especificar qualquer outro tipo de violação durante o preenchimento da ficha. Ao receber a denúncia, a Sejus analisará o encaminhamento e, caso o denunciante tenha disponibilizado alguma forma de contato, a Secretaria da Justiça e Cidadania dará um retorno sobre a denúncia.
A Sejus também recebe denúncias por telefone ou pessoalmente, na sede localizada a Rua Tenente Benévolo, 1055 – Meireles, Fortaleza (CE), das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Cada Conselho, Comitê e Núcleo dispõe de uma equipe técnica para atender todas as demandas e auxiliar a sociedade na defesa dos direitos humanos.
Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP): (85) 3101-2708
Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura: (85) 3252-2086
Conselho de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH): (85) 3252-2239
Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEDEF): (85) 3101-2870
Centro de Referência e Apoio às Vitimas de Violência (CRAVV): (85) 3101-5104
Conselho Penitenciário do Ceará (Copen): (85) 3101-2859