Privados de liberdade treinam para a 1ª edição das Olimpíadas Penitenciárias do Ceará
5 de fevereiro de 2014 - 13:42
Na contagem regressiva para as Olimpíadas Penitenciárias do Ceará, as equipes participam de treinamentos físicos para representarem as unidades prisionais nos jogos. Os treinos são realizados pelos profissionais de educação física que atuam em de cada unidade.
As Olimpíadas Penitenciárias envolvem 500 privados de liberdade de nove unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza e terá sua abertura oficial no dia 11 de fevereiro. Os internos disputarão as modalidades de futebol de salão e society, voleibol, basquete, xadrez, tênis de mesa e carimba. Os jogos acontecem nas unidades prisionais que possuem espaço para a realização das modalidades.
As atividades físicas fazem parte do dia a dia das unidades, mas nesse período pré-jogos, os educadores físicos de cada unidade participante ensaiam jogadas e dão dicas sobre como melhorar a performance de cada atleta em suas respectivas modalidades. Os treinos são levados a sério pelos internos, que se mostram dedicados e prometem dar o melhor de si para saírem vitoriosos na competição.
A expectativa para o início dos jogos é grande, não só por parte dos atletas, mas também por parte dos profissionais que organizam as Olimpíadas. “Os internos estão contando os dias para a abertura do evento e para o início dos jogos, enquanto nós, da organização, estamos fechando os últimos detalhes junto a alguns departamentos da Secretaria da Justiça e Cidadania e da Secretaria do Esporte para que a primeira edição das Olimpíadas fique marcada como um momento de integração entre os atletas”, diz o professor de educação física do sistema penitenciário, Aquiles Sobrinho.
As Olimpíadas Penitenciárias do Ceará tem o apoio da Secretaria do Esporte do Estado.