PIRS realiza mutirão de saúde sobre hanseníase

20 de fevereiro de 2014 - 03:00

A Penitenciaria Industrial Regional de Sobral – PIRS, localizada na zona norte do Estado, realizou em seu interior, no dia 20 de fevereiro de 2014, uma ação preventiva e educativa, tomando como tema hanseníase. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Sobral, os servidores da saúde da unidade visitaram as alas onde ficam os 535 internos levando informações sobre a enfermidade.

Na ocasião participaram os profissionais de saúde da unidade, tendo a frente o enfermeiro Francisco José Tinoco Ferreira Gomes, juntamente de profissionais do município. A equipe de agentes plantonistas fez a segurança permitindo que a equipe adentrasse em todas as vivências com uma palestra preventiva e explicações foram fornecidas aos internos. Além de informativa, a ação também fez um levantamento de possíveis casos de portadores de hanseníase e realizou exames de diagnóstico.

Hanseníase – A hanseníase é uma doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae (também conhecida como bacilo-de-hansen) que afeta os nervos e a pele e que provoca danos severos. É uma doença contagiosa, que passa de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para outra. Pode atingir crianças, adultos e idosos de todas as classes sociais, desde que tenham um contato intenso e prolongado com bacilo. Pode causar incapacidade ou deformidades, quando não tratada ou tratada tardiamente, mas tem cura.