Internos da Pacatuba recebem capacitação e são empregados em fábrica de jeans
21 de fevereiro de 2014 - 03:00
Internos da Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo (Penitenciária de Pacatuba) recebem, na próxima segunda-feira (24), certificado de conclusão de curso em costura. Os certificados serão entregues a 21 alunos, dos quais 14 já estão empregados na Tiali Jeans, fábrica de jeans instalada na própria unidade desde dezembro.
O curso, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) por meio da Coordenadoria de Inclusão do Preso e do Egresso (Cispe), buscou qualificar os internos já selecionados para a unidade fabril e iniciar uma espécie de cadastro de reserva. De acordo com a coordenadora da Cispe, Cristiane Gadelha, há possibilidade de a unidade aumentar o número de internos contratados e é importante já contar com pessoas treinadas para isso.
Cristiane afirma que a Tiali Jeans é a primeira empresa instalada dentro da Penitenciária de Pacatuba e ressalta que há contatos para que outras venham a se instalar na unidade. De acordo com a coordenadora, os internos recebem os cortes em jeans e fazem a costura das peças. A meta é que eles consigam produzir cerca de 2.500 peças por mês.
A unidade fabril é gerenciada pela própria empresa, mas, como explica Cristiane, a Sejus colocou uma pessoa para auxiliar no trabalho, supervisionando as atividades dos internos. “Buscamos uma egressa do Instituto Penal Feminino que adquiriu experiência com o trabalho de costura dentro da unidade prisional e empregamos na Pacatuba”, observa.