Sejus participa de lançamento da Campanha da Fraternidade
5 de março de 2014 - 03:00
A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), por meio do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), participa nesta quinta-feira (06), da coletiva de lançamento da Campanha da fraternidade 2014, que tem como tema Fraternidade e Tráfico Humano. A coletiva será realizada às 15h, no Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja e contará com representantes de setores eclesiais e civis relacionados ao tráfico humano.
A Campanha da Fraternidade é promovida pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que escolheu o tema por entender que este é um assunto de interesse não apenas dos fiéis católicos, mas de toda a sociedade, pois trata de um dos modos atuais de escravidão. O lema é inspirado na carta aos gálatas “é para a liberdade que cristo nos libertou”.
A CF-2014 tem como objetivo geral identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e das filhas de Deus. Os criminosos deste tráfico exploram pessoas de várias atividades: construção, confecção, entretenimento, sexo, serviços agrícolas e domésticos, adoções ilegais, remoção de órgãos e outras. As vítimas normalmente são aliciadas com falsas promessas de melhores condições de vida em outras cidades ou países. Por isso, o tráfico humano é frequentemente vinculado à migração, sobretudo quando o migrante está sob alguma forma de ilegalidade dentro ou fora do país.
A abertura da CF-2014 para a comunidade católica ocorreu na Quarta-Feira de Cinzas, com missa na Catedral Metropolitana de Fortaleza. A missa foi presidida pelo Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza.
O Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja” está localizado na Rua Rodrigues Júnior, 300, Centro – Fortaleza, CE.