Copen recebe a categoria dos agentes penitenciários

7 de março de 2014 - 17:16

Em reunião realizada na manhã desta sexta, dia 07, o Conselho Penitenciário do Estado do Ceará (Copen) recebeu o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Ceará (Sindasp-CE) para conhecer melhor as pautas da categoria. O objetivo da presidência do Copen é abrir mais um canal de diálogo com o Sindicato e intermediar as discussões junto ao governo.
A reunião teve início com a fala do presidente do sindicato, Valdemiro Barbosa, que explanou para os conselheiros os pleitos da categoria, protocolados na Sejus o dia 26 de janeiro de 2014. Em seguida, a conselheira e coordenadora da Coordenadoria do Sistema Penal (Cosipe), Socorro Matias, narrou dos esforços em buscar melhorias para os agentes penitenciários.
Como representante da comunidade e órgão colegiado, o Copen demonstrou apoio nas negociações junto ao Governo do Estado, mas desde que as atividades não prejudiquem o andamento das atividades no sistema penitenciário do Ceará. Uma reunião da mesa de negociação dos pleitos da categoria, onde o Copen estará presente, está marcada para o dia 18 de março de 2014.
Para a presidente do Conselho Penitenciário, Karla Andréia Magalhães Timbó Pinheiro, a presença do sindicato e da Cosipe são importantes para que se concretize o diálogo com os diversos órgãos que estão envolvidos com a questão do sistema penal. “O Copen é um órgão colegiado e várias instituições estão aqui representadas. Todas essas instituições tem um olhar diferenciado e também se preocupam com tudo o que envolve o sistema penitenciário. Nosso papel como Conselho é colaborar no processo de construção de um sistema melhor”, comentou.
“Desta forma, o Conselho Penitenciário se sensibiliza e sabe da importância das reivindicações da categoria e também reconhece o esforço da Sejus em tentar, dentro de suas possibilidades, melhorias para o sistema. Ficamos satisfeitos em poder contribuir de com o diálogo e buscar fazer essa intermediação”, salientou a presidente. 
A nova reunião do Copen que receberá as pautas dos agentes será no dia 04 de abril, quando será analisado o andamento das negociações em curso.