Cravv promove visitas à rede de atendimento às vítimas de violência

7 de março de 2014 - 13:37

Um mês após o lançamento da campanha em defesa das vítimas da violência, o Centro de Referência e Apoio às Vítimas de Violência (Cravv), ligado à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), tem dado continuidade ao trabalho de divulgação de seus serviços. O Cravv conta com uma equipe multidisciplinar para atendimento psicológico, social e jurídico às vítimas de violência e/ou seus familiares. 
O lançamento da campanha aconteceu no último dia 30 de janeiro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e reuniu diversas entidades ligadas às vítimas de violência e/ou seus familiares. Após essa apresentação institucional, a equipe tem realizado visitas em instituições que compõem esta rede de atendimento, como núcleos de mediação, delegacias, postos de saúde, defensoria pública, entre outros.
Como explica a coordenadora do Cravv, Regiane Colaço, neste primeiro mês já houve um aumento no número de atendimentos, mas a expectativa é que este número continue crescendo com as visitas realizadas. “Nas visitas, levamos material de divulgação, explicamos o que é o serviço, como funciona, como as pessoas têm acesso ao Cravv”, explica Regiane. Segundo ela, também serão realizadas blitze para sensibilizar o público para o tema. 
Regiane explica ainda que o setor está hoje fazendo um  levantamento dos casos de violência urbana na Capital e a ideia é, de alguma forma, chegar a essas vítimas e seus familiares. “Queremos nos apresentar a eles e dizer que estamos de portas e braços abertos para acolhê-los”, destaca.
O CRAVV
O CRAVV faz atendimento a vítimas – e seus familiares – de crimes violentos, especificamente homicídio, latrocínio, lesão corporal grave, crimes sexuais ou tortura. Uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais de Psicologia, Serviço Social e Direito, presta atendimento especializado e media o acesso a outras instituições e serviços públicos.  
“Fazemos o atendimento psicológico, orientamos com relação aos possíveis benefícios e aos trâmites processuais e auxiliamos a família, por exemplo, na busca por uma colocação no mercado de trabalho”, detalha Regiane. E ressalta: “Um dos nossos maiores objetivos é dar visibilidade às vítimas e suas demandas”. 
Paralelamente ao trabalho de atendimento às vítimas e/ou seus familiares, o Centro atua na prevenção da violência com a realização de palestras e oficinas socioeducativas. 
SERVIÇO:
O Cravv funciona na sede da Sejus, na rua Tenente Benévolo, 1055. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Informações: 3101-8858 e 3101-5104