Sejus promove palestra sobre tráfico de pessoas para alunos do Pronatec
14 de março de 2014 - 14:58
Mais de cem alunos dos cursos da área de turismo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) participam, durante toda esta sexta-feira (14), de oficina sobre o tráfico de pessoas. A formação é uma parceria da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), por meio do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
A palestra esclarece o que é tráfico de pessoas, mostra os tipos e as finalidades de tráfico, aborda possíveis danos causados às vítimas e apresenta a rede de assistência a essas vítimas, entre elas o NETP. Outras palestras estão marcadas para acontecer durante todo o mês de março nas unidades do Senac. Participam alunos dos cursos de agente de informações turísticas, recepcionista, auxiliar de coxinha e de confeitaria, agente de viagem, garçom, camareira e bartender.
A advogada do NETP, Ana Christina Carneiro, esclarece que ações como essa são fundamentais para o trabalho de prevenção ao tráfico, pois essas pessoas irão trabalhar com um público entre o qual se encontram possíveis aliciadores. “Eles poderão identificar situação de cárcere privado em um hotel, de aliciamento, uma possível quadrilha”, alerta. A ideia, segundo ela, é que com conhecimento sobre o tema, esses profissionais do turismo saibam o que fazer nessas situações e ajudem a combater o tráfico de pessoas.
Ana Christina destaca que o NETP vai a hotéis na cidade e abrodar os funcionários do turismo. Com essa parceria com o Senac, o trabalho começa antes mesmo de esses futuros profissionais entrarem no mercado de trabalho.
Calendário de palestras:
Dia 14/3 – Senac Turismo
Dia 18/3 – Sesc Senac Iracema
Dia 21/3 – Senac Centro
Dia 26/3 – Senac idiomas
Dia 27/3 – Polo Litoral Leste