Olimpíadas Penitenciárias: Campeões estão na CPPL II, III, Pacatuba e IPF

17 de março de 2014 - 19:05

Após 34 dias de competição, a Olimpíada Penitenciária tem cinco campeões definidos. As modalidades de futsal feminino, carimba, xadrez, dama e tênis de mesa já foram finalizadas e os vencedores receberam as devidas premiações após as finais de cada competição. A competição entre unidades tem revelado talentos, levando para a CPPL II, III, IPF e Pacatuba um troféu de uma das modalidades, estando até agora equilibrada a disputa. 
Os jogos das modalidades masculinas individuais tem vencedores. No xadrez, o interno representante da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II) foi o grande campeão. Na modalidade de dama, o vencedor foi o representante da Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba. Nas disputas de tênis de mesa, a vitória ficou com o interno que representava a Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Jucá Neto (CPPL III). As partidas das modalidades individuais foram disputadas no último dia 14 de fevereiro, na CPPL III.
 
Já nas disputas femininas, que aconteceram no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF), a ala “E” foi a equipe campeã do futsal, vencendo a ala “D” no jogo final pelo placar de 6 a 2. Já no carimba, a ala “A” venceu a competição, após vitória sobre a equipe da ala “D”.  
 
 
A primeira edição da Olimpíada Penitenciária do Ceará é promovida pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) e mobiliza cerca de 500 privados de liberdade de nove unidades prisionais do Estado. 
 
Final do Futsal – Amanhã, 18, a Olimpíada Penitenciária terá mais um campeão. Será definida a equipe vencedora do futsal masculino, quando a CPPL III recebe a equipe da Penitenciária de Pacatuba para a disputa final.
 
 
 
Para a secretária da Justiça e cidadania, Mariana Lobo, a competição demonstra a disponibilidade dos encarcerados e dos agentes penitenciários para que os jogos ocorram em tranquilidade, respeitando o princípio da dignidade da pessoa. “É muito importante para a rotina das unidades que a gente promova atividades também de lazer, porque ameniza o ócio e torna o clima menos tenso. Os agentes penitenciários tem nos auxiliado nesta tarefa de trabalhar também a ressocialização”, afirma.  
 
Novas Datas – A competição de vôlei está programada para acontecer na próxima quinta, dia 20, na CPPL III, com jogos entre as equipes da Penitenciária de Pacatuba, CPPL III, Unidade Prisional de Caucaia e Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II).
No dia 27 é a vez da estréia do basquete, com jogos disputados na quadra poliesportiva do IPPOO II. Seis equipes participam da modalidade: IPPOO II, CPPL II CPPL III, UP de Caucaia, Penitenciária de Pacatuba e Unidade Prisional Luciano Andrade Lima (UPLAL – antiga CPPL I).
Finalizando os jogos, em abril começa a ser disputada a competição de futebol society no campo do Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes (IPGSG), que deve se estender até o mês de maio. Oito times buscam o título de campeão: Penitenciária de Pacatuba, IPPOO II, CPPL II, CPPL III, CPPL IV, IPGSG, UPLAL e UP de Caucaia.