Cursos de beleza e culinária são ofertados para as internas do IPF
24 de março de 2014 - 03:00
As internas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF) estão se profissionalizando em assuntos bem típicos do universo feminino. Beleza e culinária são temas de três cursos em andamento na unidade, dentro do projeto Maria Marias. Ao todo, 60 mulheres participam das aulas.
Na área de beleza, estão sendo realizados cursos de manicure e pedicure e de depilação. Na culinária, o curso em pães artesanais é o terceiro do ano. Antes dele, já foram realizadas oficinas de produção de saladas e de culinária trivial.
Uma das alunas do curso em pães artesanais comemora a oportunidade. Com apenas um mês de cárcere, ela, que não tinha nenhuma habilidade com o assunto, participou do curso de culinária trivial e também do de pães artesanais. “Acredito que isso vai me ajudar a conseguir um trabalho quando sair daqui”, afirma.
Na área de beleza, as alunas aproveitam o desejo das outras internas de manter a vaidade para treinar. A instrutora do curso observa que muitas alunas já tinham familiaridade com o assunto e estão se aprimorando no trabalho. “Estamos descobrindo alguns talentos aqui”, brinca.
Maria Marias
O Maria Marias é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), em parceria com o Ministério da Justiça, que objetiva ampliar o conceito de ressocialização com foco no trabalho, empreendedorismo e no fortalecimento do vínculo familiar, minimizando os efeitos do encarceramento e resgatando o potencial da mulher em sua condição de mãe, trabalhadora, empreendedora, companheira e cidadã de direitos. Este ano, são ofertadas 840 vagas. A meta é até o fim do ano ter capacitado cerca de 90% das internas. No próximo dia 03 de março será realizada solenidade de certificação das primeiras 212 internas que participaram de 12 cursos ofertados.