Basquete é a penúltima modalidade da Olimpíada Penitenciária
1 de abril de 2014 - 03:00
Na próxima quinta-feira (03), a Olimpíada Penitenciária encerra as competições de mais uma modalidade: o basquete. Com isso, o torneio entra em sua reta final com as partidas de futebol society, marcada para o próximo dia 10. Até agora, já foram realizadas 55 partidas. A Olimpíada teve início em fevereiro e movimenta, desde então, os internos das grandes unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza.
No futsal masculino, última modalidade disputada, a equipe da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II) foi a vencedora. Na volta à unidade, os internos foram recebidos com um almoço oferecido pela direção da unidade.
Desde a abertura da Olimpíada foram realizados jogos de futsal masculino e feminino, vôlei masculino, carimba feminino, damas, xadrez e tênis de mesa. Os troféus foram para Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (alas A e E), Casas de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II e Professor José Jucá Neto (CPPL III)) e Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo (Pacatuba).
Para o educador físico e coordenador da Olimpíada Penitenciária, Aquiles Sobrinho, a competição está surpreendendo pela disposição dos internos em disputar modalidades pouco conhecidas por eles, como o basquete e o xadrez. “Nós moldamos as regras para que eles possam atuar. O que vale é de fato a participação, o espírito esportivo”, destaca Aquiles.
De acordo com o educador físico, apesar da participação em todas as modalidades, a grande expectativa dos internos é mesmo com o futebol society. “A expectativa deles para o futebol society é muito grande. Estão todos animados para participar”, afirma.