Agentes penitenciários empossados começam a trabalhar nesta quarta-feira (09)

8 de abril de 2014 - 17:49

Cento e trinta e nove agentes penitenciários tomaram posse, na manhã desta terça-feira (08), em solenidade na Assembleia Legislativa. A secretária da Justiça e Cidadania do Estado, Mariana Lobo, assinou um a um dos termos de posse dos novos servidores da pasta. Os novos agentes já iniciam suas atividades nesta quarta-feira (09).
 
 
Além da titular da Sejus, estiveram presentes no evento a coordenadora do Sistema Penitenciário do Estado, Socorro Matias; a presidente e o vice presidente do Conselho Penitenciário do Estado, Karlla Andreia Magalhães Timbó Pinheiro e Leandro Vasques; o juiz Luiz Bessa Neto, da 1ª Vara de Execução Penal da Comarca de Fortaleza; o defensor público Bruno Neves; o promotor de Justiça Sílvio Lúcio Correia Lima; o membro da Comissão de Direito Penitenciário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Paulo Sérgio Sousa; Rafael Bezerra Cardoso, representando a Polícia Civil; e Valdomiro Barbosa, presidente do Sindasp. Além dos diretores de todas as unidades prisionais e das coordenadorias regionais do sistema penitenciário, Orlando Rodrigues (Sobral) e Wanderson Pereira (Cariri). 
 
 
A secretária Mariana Lobo parabenizou os novos agentes empossados e seus familiares e destacou a importância desses profissionais em transformar as pessoas que entram no sistema penitenciário. “É preciso trabalhar a ressocialização e todos os fatores que podem fazer com que a pessoa que entra no sistema saia de lá uma pessoa melhor”, destacou.
A titular da Sejus lembrou que dos 1.560 agentes na ativa, 1.394 foram nomeados pelo governador Cid Gomes. “É uma categoria renovada por novos profissionais e que precisa se apoderar do seu poder transformador. Entre os profissionais de segurança, os agentes penitenciários são os que têm o diferencial de serem agentes transformadores, que podem, por meio da ressocialização, abrir novos caminhos para os internos do sistema penitenciário”, afirmou.
Os novos agentes penitenciários foram convocados do cadastro de reserva do concurso público, encerrado no dia 20 de março de 2013 com a nomeação dos 800 aprovados. Em 14 de março de 2014, foram convocados 150 agentes penitenciários do cadastro de reserva. Ainda há remanescentes que têm até o dia 14 de abril para se apresentar. Caso contrário, mais candidatos serão convocados.