Competição de futebol society encerra Olimpíada Penitenciária
25 de abril de 2014 - 03:00
A competição de futebol society começou com a vitória dos times da Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo (Pacatuba) e do Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes. Os dois primeiros jogos ocorreram nessa quinta-feira (24), no Instituto Psiquiátrico. A modalidade é a mais procurada e a última da Olimpíada Penitenciária, promovida pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), por meio do Núcleo de Saúde (Nusau), desde fevereiro. Em três meses, foram realizados jogos de futsal masculino e feminino, vôlei masculino, carimba feminino, damas, xadrez e tênis de mesa.
Os primeiros jogos foram entre Penitenciária da Pacatuba e CPPL III, com placar de 4 a 3 gols, e Instituto Stênio Gomes e CPPL I. O Instituto ganhou em virtude do não comparecimento da equipe da CPPL I.
“O futebol society é, sem dúvida, a maior expectativa dos internos, que mesmo tendo se envolvido em modalidades pouco conhecidas por eles, como o xadrez e o basquete, sempre perguntam quando começam os jogos de futebol”, destaca o coordenador da Olimpíada e educador físico, Aquiles Sobrinho. Até a final, serão 11 jogos realizados nas próximas semanas.
“Essas ações aparentemente secundárias têm muita importância no dia a dia do sistema penitenciário. São ações que fazem com que o interno veja que estamos pensando nele e conseguem cumprir um dos nossos maiores desafios: tirar os internos do ócio”, afirmou a secretária da Justiça Mariana Lobo.
A Olimpíada movimentou cerca de 350 internos do sistema penitenciário, além dos educadores físicos, agentes e diretores das grandes unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza. O coordenador da Olimpíada e educador físico, Aquiles Sobrinho, destaca que houve um grande envolvimento dos internos, inclusive para participar de modalidades pouco conhecidas por eles. “Nós moldamos as regras para que eles possam atuar. O que vale é de fato a participação, o espírito esportivo”, destaca Aquiles. Até agora, foram campeões as equipes da CPPL II (futsal e xadrez), CPPL III (basquete e tênis de mesa), Unidade Prisional Desembargador Adalberto Barros Leal (voleibol), Penitenciária de Pacatuba (damas). As internas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa disputaram entre si nas modalidades de futsal feminino e carimba.