Campanha de vacinação contra a gripe com privados de liberdade começa nesta quarta (07)
2 de maio de 2014 - 03:00
Na próxima quarta-feira (07), a Secretaria da Justiça do Estado e Cidadania (Sejus), por meio do Núcleo de Saúde (Nusau), inicia a campanha de vacinação da gripe dos internos do sistema penitenciário e dos funcionários do sistema. A campanha tem início pelas unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza, mas irá abranger também as cadeias públicas e penitenciárias do interior do Estado.
A ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, do Governo Federal, que tem os privados de liberdade no público prioritário. Em todo o Estado, são cerca de 14.000 pessoas privadas de liberdade recolhidos em unidades prisionais. A odontóloga Aline Cabral explica que a imunização dos internos é de grande importância tendo em vista que eles se encontram em um espaço reduzido e em ambiente de fácil disseminação do vírus.
A representante do Nusau explica que os internos não são obrigados a se vacinar e que, para garantir maior adesão, os profissionais de saúde fazem uma sensibilização para conscientizar o público da importância da ação.
A meta do Ministério da Saúde é imunizar 80% de cada grupo prioritário, com exceção dos doentes crônicos. Durante a campanha federal, além dos privados de liberdade outros grupos serão favorecidos com prioridade na vacinação: vacinação em crianças entre 6 meses e 5 anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.