Direitos da população em situação de rua são discutidos em Fórum

5 de maio de 2014 - 03:00

Diversas entidades tomaram assento para discutir os direitos da população em situação de rua, na manhã desta segunda-feira (5),no auditório do CDL. Foi a realização do I Fórum Estadual População em Situação de Rua, que ira compor a Política Estadual de Assistência à População em Situação de Rua e Catadores de Materiais Recicláveis que está em construção colaborativa
  
Estiveram presentes no evento a titular da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), Mariana Lobo; o titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino; a coordenadora de Políticas Especiais de Direitos Humanos do Gabinete do Governador, Ana Paula Holanda; a defensora pública e representante do núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas da Defensoria Pública, Amélia Rocha; o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Combate à Fome, Cláudio Ricardo; o major Valmir Albuquerque, da Polícia Militar; o presidente da Ação Novo Centro e representante da CDL, Assis Cavalcante; e o representante do Centro de Defesa dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua, Frei Nailson Neo.
 
No encontro, a secretária Mariana Lobo ressaltou a importância de se discutir o tema, reunindo atores de diversas instituições neste debate. Segundo ela, a articulação do Fórum vem sendo trabalhada há algum tempo e, outros devem ser realizados, abordando ainda temas como saúde e educação para a população em situação de rua. “O Fórum é importante porque estamos pautando esse assunto como política pública, discutindo como efetivar os direitos dessa população. O nosso desafio aqui é assegurar que essas pessoas exerçam seus direitos”, destacou Mariana Lobo.
 
Na temática de hoje pela manhã, a segurança pública foi o tema frisado pelos partícipes. Representantes dos povos em situação de rua e agentes de segurança  puderam contar cada um suas experiências com as abordagens realizadas, frisando a questão dos direitos humanos e do combate a violações de qualquer natureza.