Internos da CPPL IV recebem mutirão de saúde

7 de maio de 2014 - 03:00

Os internos da Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV) participam, durante esta semana, de um mutirão de saúde, promovido pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) por meio do Núcleo de Saúde (Nusau). A previsão é de que até sexta-feira (09), 600 internos sejam atendidos.
O primeiro dia de mutirão teve como foco a saúde bucal. Na quadra da unidade, os internos receberam aplicação de flúor, passaram por um levantamento epidemiológico em odontologia, além de fazerem medição da glicemia e do peso e aferir a pressão arterial. De acordo com a odontóloga do Nusau, Aline Cabral, a equipe realizou o procedimento e alimentou o SisOdonto, um novo sistema da Secretaria que servirá como ferramenta de pesquisa para o tema.
Na quarta, foram ministradas três palestras sobre uso racional de medicamentos, hipertensão e diabetes e prevenção da dengue. Na quinta, a programação conta com uma palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, seguida de teste rápido para detecção do vírus HIV. O último dia do mutirão terá vacinação contra a gripe.
O diretor-adjunto da CPPL IV Anasion Barbosa explica que os internos não têm resistência para participar das ações de saúde. “Em alguns casos, a gente faz uma pequena sensibilização para que eles participem. Mas, em geral, eles mesmos se mostram interessados em participar”, pontua.
O interno F.R. fez aplicação de flúor e já se candidatava a ser um dos imunizados contra a gripe. “Eu acho muito positivas essas ações porque é um cuidado com a gente”, afirma.