Mais 280 vagas em cursos profissionalizantes são ofertadas aos internos

21 de maio de 2014 - 03:00

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus), por meio da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe), inicia no dia 26 de maio mais cursos profissionalizantes para os internos de seis grandes unidades do sistema penitenciário cearense. Os cursos são resultado de uma parceria da Sejus com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e pretende capacitar profissionalmente 280 internos até dezembro deste ano.
Os cursos ofertados serão de bombeiro hidráulico, eletricista predial, instalação e manutenção de ar condicionado e manutenção de eletrodomésticos, cada um com uma carga horária total de 80 horas/aula. Serão ministrados nas Casas de Privação Provisória de Liberdade II, III e IV e nas Penitenciárias Regionais do Cariri e de Sobral.
Os internos são selecionados pelo serviço social de cada unidade, que levam em conta o comportamento do preso, o lapso temporal da prisão (progressão de regime ou benefícios), possibilidade de ressocialização e o interesse do interno em obter uma nova profissão e, consequentemente, mudar de vida.
CAPACITADOS – Em 2013, a Sejus capacitou e certificou 848 pessoas privadas de liberdade. Foram parcerias com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Tintas Hidracor, projeto Maria Marias junto ao Depen, Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), além de cursos de artes, artesanato e cultura que são ofertados, buscando a inclusão dos apenados com cursos e vagas de trabalho.
“O quantitativo de pessoas capacitadas e certificadas em 2013 é bastante significativo para nós, pois aponta para a preocupação constante do Estado em inserir os apenados novamente na sociedade. Nosso desafio é mudar o estigma de que as pessoas que cometeram delitos não podem ter uma nova oportunidade. Precisamos garantir espaço para elas, ofertas de capacitações em diversas áreas para dar alternativas e chance real de ocupação em postos de trabalho”, afirma a secretária da Justiça e Cidadania do Estado, Mariana Lobo.