CPPL III: Mutirão pretende fazer perfil da saúde dos internos

28 de maio de 2014 - 03:00

Nos próximos dias 29 e 30 de maio, os internos da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Jucá Neto (CPPL III) participam do projeto Saúde no Cárcere, um mutirão de atendimento em saúde, jurídico, psicológico e odontológico que visa ao atendimento de todos os internos da unidade. Além do atendimento, realizado pelo Núcleo de Saúde da Secretaria da Justiça e Cidadania (Nusau/Sejus), o mutirão pretende montar um perfil da saúde dos internos na unidade. A ação ocorre nos dois dias durante todo o dia.
 
De acordo com o diretor da CPPL III, Marcus Karbage, a meta é atender todos os internos da unidade. “O mutirão tem como meta combater os focos dessas doenças dentro da unidade e conscientizar os internos sobre os cuidados com a saúde, ainda que eles estejam em uma unidade prisional”, pontua.
 
A programação conta com atendimento médico, jurídico e odontológico, palestras sobre exame criminológico, vacinação contra gripe, tétano e hepatite B, testes rápidos de HIV, além de verificação de pressão arterial e glicemia.
 
Karbage destaca que além da prevenção de doenças e do esclarecimento de dúvidas dos internos, a ação servirá como norte para o desenvolvimento de programas de prevenção e combate a tuberculose, hanseníase e DSTs/AIDS. “Ao fim desta ação, teremos um perfil da unidade, apontando quantos internos precisam de atendimento em cada patologia”, ressalta.