Sejus recebe permissionários do ‘esqueleto’ para discutir desocupação do prédio

2 de junho de 2014 - 18:40

A secretária da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus), Mariana Lobo, recebeu na última sexta, dia 30 de maio, alguns representantes dos permissionários que ocupam a estrutura batizada de “esqueleto”, no Centro de Fortaleza, com intuito de discutir detalhes sobre a desocupação do prédio.
 
 
 
A intenção do Governo do Estado do Ceará é estabelecer um cronograma de deslocamento dos permissionários para iniciar a reforma do “esqueleto”, que irá receber um novo shopping e será entregue com segurança e estrutura física reformada para os comerciantes. No local, também funcionará, no andar de cima, o Vapt Vupt, central que concentra a prestação de serviços públicos diversos, facilitando a vida do cidadão.  
 
A desocupação começa nesta segunda, dia 02 de junho, quando os primeiros comerciantes serão transferidos para uma estrutura provisória. A Associação Profissional do Comércio de Vendedores Ambulantes do Estado do Ceará (Aprovace), representada na reunião por seu presidente, Iraldo Rabelo, ficará responsável pela manutenção do espaço cedido pelo Governo do Estado. Hoje a estrutura ocupada abriga 1.362 permissionários. 
As obras do “esqueleto” devem seguir até outubro, quando está programada a volta dos permissionários para o prédio já reformado. A inauguração do Vapt Vupt deve acontecer ainda em 2014. 
 
De acordo com Iraldo Rabelo, a nova estrutura deve melhorar ainda mais o comércio que hoje se concentra do prédio. “Quando tiver tudo novinho e bonito, os próprios permissionários ficarão animados em deixar o local organizado e vai ser muito melhor de receber os clientes”, comenta.
Vapt Vupt – O Vapt Vupt são centrais de atendimento ao cidadão que prestarão diversos serviços públicos como emissão de documentos, títulos, cartões únicos, atendimentos individualizados e prestações de serviços. As obras de duas unidades já foram iniciadas.
 
O Programa de Atendimento Integrado ao Cidadão prevê a instalação de cinco shoppings de serviços no Ceará: três em Fortaleza, nos bairros Antônio Bezerra, Centro e Messejana e as outras duas em Sobral e Juazeiro do Norte. A inauguração das duas primeiras unidades, em Messejana e em Juazeiro do Norte, será neste ano.
Segundo a secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, a meta realizar 13.010 atendimentos por dia em cada unidade. “Serão 5 unidades com uma média de 3.000 m² onde a meta é atingir 260 mil atendimentos por mês quando estas unidades estiverem em pleno funcionamento. Esses locais funcionarão de segunda a sexta-feira, de 8 horas às 18 horas, com serviços como emissão de documentos, atendimentos personalizados e realização de cadastro único. Alguns serviços também poderão ser agendados pela internet, facilitando a vida o cidadão e prestando um serviço com mais qualidade”, informa.
 
O novo modelo de atendimento ao cidadão deve substituir gradualmente as atuais Casas do Cidadão e absorverá os serviços da Central Fácil, voltada para atendimento do pequeno empresário, além de concentrar postos de atendimento do Procon/Decon, Polícia Civil, Defensoria Pública, Ouvidoria Geral do Estado, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), Prefeitura Municipal, Polícia Federal e das demais concessionárias de serviços públicos, a exemplo da telefonia e bancos.