Sejus participa do Encontro dos Diretores Das Escolas com Matrícula Nas Unidades Prisionais
5 de junho de 2014 - 03:00
A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) participou, através da Coordenadoria da Educação do Sistema Penitenciário (CESPE), do Encontro dos Diretores Das Escolas com Matrícula Nas Unidades Prisionais organizado pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) que aconteceu nos dias 04 e 05 de junho no Hotel Iracema.
“A participação nesse encontro é importante para reafirmar a parceria e facilitar o fluxo do trabalho intersetorial entre Seduc e Sejus no que tange à educação prisional”, destaca o assessor educacional da Sejus, Rodrigo Moraes. Na oportunidade, ele explanou sobre o projeto de lei que prevê a remição da pena através da leitura que deverá ser encamionhado em breve para a Assembléia Legislativa.
Durante a palestra “Ouvindo Histórias de Vida – ontem e hoje” dois egressos fizeram uma breve participação para contar como mudaram de vida, graças a oportunidade de estudar dentro de uma unidade prisional. Cynthia Corvello é universitária do curso de história da Universidade Federal do Ceará (UFC) e conseguiu ingressar na faculdade através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que realizou ainda dentro da unidade. “A sala de aula é o único espaço dentro do presídio onde nos sentimos seres humanos, é uma espécie de oásis. A escola é o lugar de humanizar”, afirmou. Cornellius Ezeokeke nasceu na Nigéria, onde trabalhava como comerciante, chegou ao Brasil sem saber falar nada em português e começou a cursar o ensino fundamental dentro da unidade para aprender a língua. Dentro do cárcere, concluiu o ensino médio e começou a cursar Teologia dentro do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II). Hoje, é funcionário da Sejus e já lançou dois livros. “A oportunidade que eu tive, de estudar dentro de uma unidade prisional justifica eu estar aqui hoje falando para vocês sobre a importância do estudo na prisão”, declarou.
Ao final da palestra, os dois egressos debateram e tiraram dúvidas dos participantes do Encontro, formado por gestores e educadores.