Sejus lança o programa Cidadania em Diálogo com debates e seminários sobre direitos humanos

26 de junho de 2014 - 03:00

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) dará início nesta segunda-feira, 30 de junho, às 14h, ao programa Cidadania em Diálogo – Ciclos de Seminários da Cidadania que visa promover encontros construtivos e de debate sobre diversos temas relacionados a promoção da cidadania e dos direitos humanos. O primeiro encontro acontece na próxima segunda, dia 30, com a palestra “Justiça juvenil restaurativa no contexto Norte-Nordeste”, no auditório da Sejus, ministrada pelo advogado e assistente técnico em Justiça Juvenil da ONG Terre des Hommes Brasil, Carlos Neto. A palestra é aberta ao público e tem certificação. 

 

 

O tema da Justiça Restaurativa vem provocando uma série de discussões e principalmente, boas práticas que tem logrado êxito pelo mundo. Baseia-se num procedimento de consenso, em que a vítima e o infrator, quando apropriado, participam coletivamente da construção de soluções para a restauração dos traumas e perdas causados pelo crime. Este processo produtivo e de reintegração à sociedade tem sido usado, em alguns casos, em lugar da simples pena punitiva. A Justiça Restaurativa será abordada pelo palestrante para as mediações no contexto da infância e adolescência e esta atividade está diretamente relacionada ao Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte – PPCAAM, política nacional de redução da violência letal, implantada pela Sejus no âmbito estadual em 2013. 

  

 

O programa Cidadania em Diálogo – Ciclos de Seminários da Cidadania é uma promoção da Escola de Gestão Penitenciária e Formação para Ressocialização (EGPR), em parceria com a Coordenadoria de Cidadania, e abre novos eixos para a formação dos servidores públicos e colaboradores do sistema penitenciário e da cidadania, sendo as palestras também estendidas para a sociedade em geral. Objetiva estimular reflexões sobre temas de direitos humanos, ampliando discussões importantes para o serviço prestado. As inscrições poderão ser realizadas antes do início do evento no próprio local e ao término serão entregues certificados. 

 

 

Palestra “Justiça juvenil restaurativa no contexto Norte-Nordeste”

Segunda, dia 30 de Junho

14h às 16h

Auditório da Secretaria da Justiça e Cidadania (rua Tenente Benévolo, 1055)

Aberta ao Público (com certificado de participação)

Informações: 3251-1598