Sejus certifica mais egressos pelo projeto Cores da Liberdade
30 de junho de 2014 - 03:00
A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) certifica, nesta segunda-feira (30), os egressos que participaram do projeto Cores da Liberdade no Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider (Cecal). Nesta fase final, o projeto reuniu egressos do sistema penitenciário e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas na capacitação em pintura predial. O projeto é uma parceria da Sejus e Hidracor e no Cecal teve o apoio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).
Após a capacitação, oito egressos em cumprimento de regime aberto ou semiaberto receberam certificado. Como prática da capacitação, os alunos fizeram a pintura do centro educacional. O trabalho de pintura da unidade continua com jovens que participaram do curso. Além da certificação, os alunos recebem um kit de pintura.
“Tivemos mais de um mês de prática. Agora é hora de encaminhar esses novos profissionais para o mercado de trabalho”, destaca a coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso da Sejus, Cristiane Gadelha, ressaltando que dois deles já conseguiram emprego na área. Os outros seis já têm atendimento marcado na Cispe para participar de seleção para as vagas disponíveis.
Em agosto, a Sejus leva o projeto ao Centro Educacional Dom Bosco, no que será a última fase do projeto.
O projeto Cores da Liberdade teve início em setembro de 2013 e desde então percorreu oito grandes unidades prisionais da RMF, formando 190 profissionais. Com o projeto no Cecal, este número chega a 200 apenados capacitados. O projeto ofereceu uma capacitação aos apenados e foi também uma forma de trabalhar a autoestima dos internos a partir da pintura da unidade onde eles se encontram recolhidos.