Cresce procura por documentos para crianças e adolescentes na Casa do Cidadão da AL

9 de julho de 2014 - 14:46

Pela primeira vez, os trigêmeos Leonardo, Júlia e Ricardo, de cinco anos, tiravam um documento de identidade. A decisão da mãe, a comerciante Érica Brasil, 39 anos, veio depois do constrangimento de ter a entrada dos filhos barrada no cinema. “Eles ficaram tristes (com a situação), porque a gente já não vai muito ao cinema”, afirma. Para ela, é mais prático portar o RG do que a certidão. “Como são trigêmeos, eu tinha que levar três certidões”, diz.
 
 
A obrigatoriedade de apresentar documentos para crianças e adolescente até 12 anos na entrada de cinemas, teatros e circos foi tomada pela coordenadora das Varas da Infância e da Juventude da Capital, juíza Alda Maria Holanda Leite, em portaria publicada em dezembro do ano passado.
De acordo com o coordenador-substituto da Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa, Isaac Moreira, esse foi um dos fatores que levou ao aumento da procura pela documentação de crianças e adolescentes. O período de férias escolares também contribui para aumentar a demanda.
Além da entrada em espetáculos, a identificação também é exigida em viagens terrestres e aéreas. A corretora Sandra Carvalho, 40, conta que já perdeu uma viagem com o filho João Paulo, 9, por não portar um documento que comprovasse o parentesco.
Dobra a procura por documentos
Antes, em média, eram solicitados 40 documentos de identidade por dia. De junho para cá, o número de 80 a 85 documentos solicitados diariamente. “90% desses atendimentos é de crianças de até 12 anos ou 13 anos”, informa Isaac Moreira.
O coordenador-substituto afirma que a Casa do Cidadão tem uma capacidade de realizar até 126 atendimentos por dia. Na tarde desta sexta-feira (07/07), a fila de espera estava pequena. “Fui à Casa do Cidadão do Centro e Benfica e estavam lotadas. Aqui está bem mais tranquilo”, afirma Sandra.
A Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa funciona no edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes (anexo II), localizado na rua Barbosa de Freitas, s/n (esquina com avenida Pontes Vieira). O horário de funcionamento é de 8h às 16h30. Mais informações pelo telefone: 3277 2786.
Documentos necessários para retirar 1ª via e 2ª via do RG
Certidão de nascimento (original e cópia);
Identidade do responsável (original e cópia);
Duas fotos 3×4 recentes;
Atenção: na fotografia, a pessoa não deve estar utilizando piercings, brincos (no caso de homens), lentes de contato que mudem a cor dos olhos e tiaras, presilhas ou outros adereços para cabelos.
Não são retirados RGs de crianças menores de três anos. O responsável que vai acompanhar a criança precisa ser parente de primeiro grau, como: pai, mãe, avó, avô, tios ou irmão acima de 18 anos. Adolescentes com mais de 16 anos podem solicitar o documento desacompanhados.
O prazo para entrega é de 30 dias.
Documentos necessários para solicitar o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) – somente 1ª via:
Certidão de Nascimento original;
Identidade do responsável;
Não são cobradas taxas;
Não é obrigatório o comparecimento de crianças ou adolescentes com menos de 16 anos. O responsável pode solicitar o documento sem a presença deles. O documento é entregue na hora.
GS/JU
 
Com informações da Assembleia Legislativa