Penitenciária de Pacatuba inicia, neste domingo, vistorias de visitantes com uso de body scanner

11 de julho de 2014 - 03:00

Neste domingo (13), a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) começa a operar na Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo (Pacatuba) o body scanner, equipamento que emite feixes de raio-X capaz de fazer uma inspeção dentro do corpo humano. Essa é a terceira grande unidade prisional do Estado a receber o equipamento, implantando a chamada revista eletrônica no acesso às unidades prisionais.
 
A implantação dos body scanneres têm como objetivo substituir gradualmente as revistas íntimas, permitindo a continuidade das vistorias e apreensões de ilícitos nas unidades penitenciárias, mas respeitando a dignidade dos visitantes. Desde junho, a Sejus está implantando os aparelhos em sete grandes unidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
 
Estão em funcionamento os body scanneres do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira (IPPOO II) e da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Jucá Neto (CPPL III). Ainda serão instalados os equipamentos da CPPL II e IV, das unidades penais Itaitinga I e de Caucaia.
 
Com os body scanneres o tempo médio de vistoria será reduzido de 12 minutos para apenas 10 segundos. O equipamento permite identificar objetos ilícitos que possam ser colocados nas roupas ou no corpo das visitas, tais como armas, drogas, aparelhos de telefone celular e chips de telefone.