Ações de saúde ocorrem em três unidades prisionais

26 de agosto de 2014 - 03:00

Os internos da Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo (Pacatuba) participam nos dias 26 e 27 de maio de um mutirão de atendimento em saúde, psicológico e odontológico. A ação de saúde, promovida pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), por meio de seu Núcleo de Saúde (Nusau), se estenderá ainda para outras duas unidades prisionais.
 
Na segunda (25), o Instituto Presídio Professor Olavo de Oliveira II (IPPOO II) recebeu o mutirão para os internos da vivência A, com palestra, atendimento odontológico, de enfermagem e farmacêutico. Na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Jucá Neto (CPPL III), a ação ocorre no dia 28 de agosto com ações de combate ao fumo. Serão atendidos os internos da vivência E.
 
Todos os meses o Nusau promove mutirões nas grandes unidades da Região Metropolitana de Fortaleza. Nos mutirões, uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, dentistas, assistentes sociais e psicólogos executa o trabalho clínico realizando consultas clínicas médicas e odontológicas, testes de HIV, emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS); vacinação, camisinhas, aplicação de flúor; encaminhamentos para atenção secundaria(especialidades); dinâmicas e palestras em educação física; consultas e orientações nutricionais e busca de casos de DST-AIDS. Os profissionais da área também ministram  palestras para os detentos com distribuição de material educativo, sempre com o foco na prevenção e nos cuidados com a saúde.