Unidade Prisional de Caucaia recebe body scanner
8 de setembro de 2014 - 03:00
No próximo domingo (14), a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) inicia a operação do body scanner na Unidade Prisional Adalberto de Oliveira Barros Leal, em Caucaia (conhecida como Carrapicho). O equipamento emite feixes de raio-X capazes de fazer uma inspeção dentro do corpo humano e controla o acesso dos visitantes aos estabelecimentos prisionais. Esta é a quinta grande unidade prisional do Estado a receber o equipamento que implanta a revista eletrônica na entrada das unidades.
A implantação dos body scanneres está substituindo as revistas íntimas em sete grandes unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza, dando cumprimento à portaria da Sejus 723/2014, publicada no último dia 21 de agosto no Diário Oficial do Estado, que determina o fim da revista íntima, respeitando o princípio da integridade da pessoa, garantido constitucionalmente.
Estão em funcionamento os body scanneres do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira (IPPOO II), da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Jucá Neto (CPPL III) e da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), todos em Itaitinga, e na Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba. Ainda serão instalados os equipamentos na CPPL IV e na Unidade Penal Luciano Andrade Lima (Itaitinga I).
Com os body scanneres o tempo médio de vistoria pessoal é reduzido de 12 minutos para apenas 10 segundos. O equipamento permite identificar objetos ilícitos que possam ser colocados nas roupas ou no corpo das visitas, tais como armas, drogas, aparelhos de telefone celular e chips de telefone.