Rádio Livre completa dois anos no sistema penitenciário

9 de janeiro de 2015 - 03:00

Seis unidades penitenciárias da Região Metropolitana de Fortaleza recebem de segunda a sexta-feira uma programação exclusivamente elaborada para os presidiários. O projeto da Rádio Livre da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) aposta na informação, educação e promoção dos direitos humanos para promover a reintegração social dos internos. Neste sábado (10), a Rádio Livre completa dois anos de existência, sendo uma ferramenta importante na comunicação e na pacificação destas unidades prisionais. 
 
Cerca de cinco mil internos tem acesso aos programas de educação, cidadania, cultura e direitos que vão ao ar de segunda a sexta, de 8h às 19h, através de um sistema de som instalado nas vivências de cada unidade. A Rádio Livre também é usada para apoio nas ações de disciplina, recados e participação dos familiares e avisos de atividades.
 
 
“A Rádio Livre mantém uma relação de proximidade com os internos e proporciona a comunicação do familiar com seus parentes que estão presos, mas também tem momento de lazer e informação. Contamos a participação de professores, médicos, defensores públicos, religiosos e humoristas que tratam de diversos temas, intercalados com músicas, vinhetas e spot´s. Nosso objetivo é manter um ambiente menos ocioso e com informações sobre oportunidades de estudo, trabalho e ressocialização”, disse Felipe Sampaio, jornalista responsável pela programação.
 
Através da Rádio Livre, os familiares enviam recados (gravados ou escritos), aos seus parentes presos e, com isso, os internos mantêm um ambiente menos hostil e de proximidade com seus familiares. Ao todo, desde 2013, já foram transmitidos 3.100 recados de familiares para o sistema penitenciário por meio das ondas do rádio.
 
 
Hoje a rádio está disponível nas seis unidades e pode ser ouvida também pelo site www.sejus.ce.gov.br. Os servidores da Sejus tem acesso a ela por meio da intranet da Secretaria da Justiça.
 
:: NOVIDADE
Entre as novidades para 2015, a Rádio Livre poderá ser ouvida também nos celulares por meio de um aplicativo para smartphone com sistema android. Com a nova plataforma, o ouvinte poderá fazer pedidos musicais e enviar recados que serão lidos pelos locutores durante a programação. Esta ferramenta facilitará muito a vida dos familiares, que poderão ter mais um instrumento de interação com o veículo.