Capacitação profissional de internos cresce 54% em 2014
12 de janeiro de 2015 - 03:00
A capacitação de internos das unidades prisionais do Estado cresceu 54% no comparativo entre 2013 e 2014. Ao longo do ano, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), foram capacitados 1.375 assistidos contra 893 em 2013. Os cursos, realizados pela Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe) foram realizados em todas as grandes unidades prisionais e em diversas cadeias públicas do Estado. As capacitações ocorreram em diversas áreas, como construção civil, costura, beleza e culinária, entre outros.
Com os projetos Querer e Maria Marias, o Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa teve o maior número de pessoas capacitadas: 410 mulheres tiveram aulas nos segmentos de beleza, costura, culinária, artesanato e informática.. Cinquenta e sete internas foram capacitadas pelo Querer, projeto que ensina uma atividade e estimula o empreendedorismo, e outras 353 participaram do Maria Marias, parceria com o Governo Federal que oferta cursos mais relacionados ao universo feminino.
No Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), 80 internos foram capacitados. Nas Casas de Privação Provisória de Liberdade II, III e IV, as aulas chegaram a 118, 83 e 96 assistidos, respectivamente. Na Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, 106 presos participaram dos cursos. Outros internos foram capacitados pelo interior do Estado, nas regiões de Cariri e Sobral e nas cidades de Ubajara, Amontada e Camocim.
“Nosso desafio é continuar estimulando o crescimento com o número de presos envolvidos nas atividades de humanização e profissionalização nos presídios, porque acreditamos que estes cursos diminuem a ociosidade das unidades prisionais e ainda prepararam melhor o interno para o regresso à sociedade”, afirma o secretário da Justiça e Cidadania do Ceará, Helio Leitão.
Em 2014, chegou ao fim o projeto Cores da Liberdade, parecia com as Tintas Hidracor que levou cor e capacitação às grandes unidades da Região Metropolitana de Fortaleza. Neste ano, 95 pessoas, entre internos e egressos, foram capacitadas.
Foram ministradas ainda aulas pelas empresas instaladas dentro das unidades prisionais a fim de capacitar internos para ocupar as vagas disponíveis. Setenta assistidos foram beneficiados com os cursos. As capacitações foram feitas em parceria com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado (STDS), Instituto Centec e Governo Federal, além das Tintas Hidracor.