Sejus promove ação de combate à hanseníase nas unidades prisionais
14 de janeiro de 2015 - 03:00
A Secretaria de Justiça e Cidadania realiza de 12 a 28 de janeiro, em todas as grades unidades prisionais da Região Metropolitana daFortaleza o Dia D, ação de prevenção à hanseníase nas unidades prisionais do Estado. A atividade é coordenada pelo Núcleo de Saúde da Secretaria (Nusau), responsável por implantar e acompanhar o Plano Estadual de Saúde no Sistema Penitenciário.
O objetivo da ação é orientar sobre a doença e detectar possíveis casos precoces, para que desta forma seja reduzida as fontes de transmissão nas unidades. Inicialmente os internos são orientados sobre a doença e em seguida passam por exame especifico, se algum caso for detectado, o interno é encaminhado para o atendimento especializado, no Centro de Dermatologia Sanitária Dona Libânia, em Fortaleza.
Segundo o Coordenador do programa de tuberculose e hanseníase do Nusau, João Pereira de Lima Neto, o dia D é uma oportunidade de se intensificar os atendimentos aos internos de cada unidade. “A ação é desenvolvida por uma equipe multidisciplinar de saúde e conta com o apoio direto da Cosipe, dos diretores da unidades e dos agentes penitenciários. “afirma.
No dia 28, às 9h, o Nusau promove no auditório da Sejus, palestra sobre o tema, além de vacinação contra sarampo para o quadro funcional da secretaria.
Unidades Dias
PACATUBA 12/01
IPPOO II 15/01
CPPL I 16/01
IPF / CPPL IV 19/01
CPPL II 21/01
CPPL III 22/01
CAUCAIA – PIRC – PIRS – STÊNIO GOMES 28/01
Hanseníase
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, com capacidade de infectar grande número de indivíduos. A doença atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas. No Brasil, no período de 2007 a 2011, uma média de 37.000 casos novos foram detectados a cada ano, sendo 7% deles em menores de 15 anos.