Sejus promove campanha contra o sarampo nas unidades prisionais

13 de fevereiro de 2015 - 03:00

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) está realizando uma campanha de combate ao sarampo em todas as grandes unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza. A ação é coordenada pelo Núcleo de Saúde da Secretaria (Nusau) com o objetivo de imunizar internos, familiares e funcionários do sistema penitenciário. 
 
Até agora, aproximadamente 1.200 pessoas foram vacinadas na unidade. A equipe multidisciplinar de saúde do Nusau está de segunda a sexta, das 8h às 17h, nas unidades prisionais. Os internos que desejam se vacinar devem manifestar o interesse aos agentes prisionais para que sejam encaminhados ao departamento de saúde da unidade. 
 
Os profissionais do Nusau realizam uma sensibilização com os internos, alertando para os riscos da doença. Para ampliar o trabalho de conscientização para a vacina, a Sejus e a Coordenadoria Regional de Saúde (CRES) promoveram uma reunião com todos os professores que atuam nas unidades prisionais para uma sensibilização sobre a importância de orientar aos internos como prevenir e evitar o sarampo. 
 
“É importante divulgar dentro das unidades a importância da prevenção e dos sinais da doença. Apesar da resistência, a maioria aceita a vacina e repassa a informação para os outros”, afirma a enfermeira Paula França.
 
Sarampo – O sarampo é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado morbillivirus. A transmissão é diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar.