Agentes inscritos no curso de guarda penitenciário têm primeiro encontro nesta sexta (27)
24 de fevereiro de 2015 - 16:58
Os agentes penitenciários que fizeram inscrição para o curso de guarda penitenciária tem seu primeiro compromisso marcado nesta sexta, dia 27. Os inscritos devem comparecer no auditório da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) às 14h, para a reunião onde serão repassadas as informações gerais sobre o processo seletivo da guarda penitenciária.
O curso é destinado aos agentes penitenciários que desejam ocupar as funções de controle de entrada e ocupação das muralhas. As inscrições podem ser feitas na na Escola de Gestão e Formação para Ressocialização, na sede da Sejus.
No total, 90 agentes poderão se inscrever. Com isso, será feita a investigação social para que sejam selecionados 70 inscritos que irão receber o treinamento necessário para ocupar a entrada e muralhas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF) e Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II).
O agente penitenciário e diretor do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP), Adriano Citó, ressalta a importância da ocupação dessas funções por agentes. “Está no regimento interno dos estabelecimentos prisionais que a ocupação da muralha e o controle de entrada sejam responsabilidade da categoria. Como o efetivo era muito pequeno, a polícia ocupou esses cargos, mas a ideia é que com o aumento de agentes, nós passemos a assumir a função e a polícia voltará a cumprir o papel de segurança pública nas ruas da cidade”.
Citó destaca que com a implantação dos body scanners, a segurança na entrada das unidades ficou reforçada. Agora, é hora de atuar com mais ênfase nas muralhas. “Com a ocupação das muralhas, teremos uma estrutura de segurança mais completa, coibindo a entrada de ilícitos pelo chamado rebolo, impedindo fugas e controlando o acesso de pessoas nas unidades”, afirma.
A Unidade Prisional Desembargador Adalberto de Oliveira Barros Leal, localizada em Caucaia, juntamente com o Centro de Triagem, já conta com 16 agentes treinados para controlar o acesso na unidade e fazer a guarda da muralha. A previsão é que dentro de 60 dias o GAP conclua o treinamento desses 70 agentes para o IPF e CPPL II.