Sejus implanta guarda penitenciária
4 de março de 2015 - 19:48
A Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus) está implantando o Corpo da Guarda Penitenciária nas guaritas das principais unidades prisionais do Estado. Duas entradas de complexos já foram ocupadas pela guarda e a expectativa é que, no próximo mês, as entradas e as muralhas da Casa de Privação Provisória de Liberdade II (CPPL II) e do Instituto Penal Feminino (IPF) também sejam ocupadas por agentes da Guarda Penitenciária.
Desde dezembro do ano passado, a entrada da Unidade Prisional de Caucaia (antiga de CPPL de Caucaia), onde também fica localizado o Centro de Triagem, foi ocupada pelo Corpo da Guarda. Em fevereiro deste ano, a entrada do Complexo de Itaitinga II, que abrange as CPPLs II, III e IV, também passou a ser responsabilidade destes agentes penitenciários. A medida visa padronizar as ações de segurança no acesso às unidades.
Na última sexta, dia 27, cerca de 70 agentes penitenciários participaram de uma reunião no auditório da Sejus onde foram repassadas as primeiras instruções sobre os trabalhos da guarda penitenciária. Esses agentes serão treinados e em cerca de 30 dias iniciarão seus trabalhos nas muralhas e entrada de unidades.
O Corpo da Guarda Penitenciária é treinado e supervisionado pelo Grupo de Apoio Penitenciário da Sejus (GAP) e tem como objetivo zelar pela segurança das unidade. Os agentes penitenciários são capacitados para fazer a recepção de pessoas nas unidades, vistorias em veículos, triagem de visitantes e autoridades e bloqueios de emergência. As muralhas de algumas unidades serão gradativamente ocupadas pela guarda, de acordo com a capacitação de novos agentes.
O diretor do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP), Adriano Citó, ressalta a importância da ocupação dessas funções por agentes. “Está no regimento interno dos estabelecimentos prisionais que a ocupação da muralha e o controle de entrada sejam responsabilidade da categoria. Como o efetivo era muito pequeno, a polícia ocupou esses cargos, mas a ideia é que com o aumento de agentes, nós passemos a assumir a função e a polícia voltará a cumprir o papel de segurança pública nas ruas da cidade”, comenta.