Sejus participa da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul
17 de março de 2015 - 17:43
A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), através do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Homanos do Ceará, participa da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul durante o mês de março. A mostra é um projeto itinerante de exibição do cinema brasileiro cujo objetivo é chegar a mil pontos de exibição no Brasil. O material foi feito de forma que qualquer lugar possa se tornar um desses pontos, para que assim uma grande quantidade de pessoas possam assistir e debater os filmes.
A Sejus fará exibições para exibições tanto para atender aos colaboradores e parceiros do órgão, como para levar a espaços onde a mostra não chegava. Para isso, fez uma parceria com o Centro Cultural Dragão do Mar, levando uma exibição para o Centro Cultural Bom Jardim e para o Porto Iracema das Artes. No Porto Iracema, uma das exibições será voltada para funcionários e parceiros do órgão.
A primeira exibição será do filme “Que bom te ver viva”, um documentário de Lúcia Murat que conta a história de João Pedro Teixeira, líder da Liga Camponesa de Sapé (PB), assassinado por latifundiários, que inclui uma reconstituição ficcional do evento político que levou à sua morte. A viúva de João Pedro, Elizabeth, e outros camponeses participam das filmagens. Mas os trabalhos são interrompidos por conta do golpe militar. Dezessete anos depois, Coutinho retoma o projeto e vai atrás dos personagens, encontrando Elizabeth na clandestinidade e sem contato com muitos dos seus filhos. A exibição será nesta quarta (18), no Porto Iracema das Artes, às 15h.
A Sejus promoverá ainda duas exibições: ”A vizinhança do tigre” e “Cabra marcado para morrer” que serão exibidos no Centro Cultural do Bom Jardim, no dia 20 de março, e no Porto Iracema das Artes, no dia 26 de março, respectivamente. A Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, do Ministério da Cultura e da Universidade Federal Fluminense. Esse ano o tema é “Democratizando”.
Serviço:
Que bom te ver viva
Data: 18/03/2015
Hora: 15h
Local:Porto Iracema das Artes
A vizinhança do tigre
Data: 20/03/2015
Hora: 14h
Local:Centro Cultural Bom Jardim
Cabra marcado pra morrer
Data: 26/03/2015
Hora: 17:30
Local: Porto Iracema das Artes