Projeto Maria Marias: Dança de salão e ginástica são ofertadas às internas do IPF

14 de abril de 2015 - 03:00

O projeto Maria Marias, executado pela Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) em parceria com o Ministério da Justiça no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF), está promovendo aulas de dança de salão e de ginástica para as internas. Ao todo, 50 assistidas estão participando do projeto. Em breve, o projeto ofertará capacitação em eletricista predial. 
 
O projeto Maria Marias realiza ações que apresentam um modelo de reinserção das internas à sociedade por meio de ações sócio-educativas, profissionalizantes, culturais e empreendedoras que lhes permitam resgatar a cidadania e o seu valor produtivo. A ideia é representar as mulheres custodiadas, com as particularidades femininas, mas sendo compreendida de forma integral, na totalidade em que está inserida.  
 
O supervisor do projeto, Ricardo Soares, destaca que o Maria Marias tem como objetivo ampliar o conceito de ressocialização com foco no trabalho empreendedor e no fortalecimento do vínculo familiar, minimizando os efeitos do encarceramento e resgatando o potencial da mulher em sua condição de mãe, trabalhadora,  companheira e cidadã de direitos.
 
As internas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF) estão se profissionalizando em assuntos bem típicos do universo feminino. Na área de beleza, foram realizados cursos de manicure, pedicure e de depilação. Na culinária, as assistidas já participaram de confecção de pães artesanais, produção de saladas e de culinária trivial.