Agentes penitenciários assumem direção das unidades prisionais

20 de abril de 2015 - 03:00

Valorizar os agentes penitenciários é entendido pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) como uma forma de trabalhar por um sistema penitenciário mais justo. Assim, todos os diretores das grandes unidades prisionais do Estado foram escolhidos dentro do quadro de agentes penitenciários. As exceções são o Hospital Penal Professor Otávio Lobo e o Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes, os únicos dos quais a administração é feita por profissionais da saúde.

 

“O agente penitenciário é o profissional que melhor tem conhecimento da rotina das unidades. A profissão merece a valorização necessária e colocar estes profissionais nos cargos de direção é uma forma de reconhecer a importância de seu trabalho”, destaca o secretário da Justiça e Cidadania Hélio Leitão. Os diretores das unidades são ligados à Coordenadoria do Sistema Penitenciário (Cosipe) que também tem à frente dois agentes: Wanderson Pereira (coordenador) e José Nilton de Souza (coordenador-adjunto).

 

A nova gestão pretende manter um diálogo mais próximo e eficaz com os agentes para assegurar melhorias e segurança dentro das unidades prisionais. A iniciativa foi reconhecida pelo presidente da Federação Brasileira dos Servidores Penitenciários (Febrasp), Alan Vieira. “A iniciativa do governo do Estado do Ceará de nomear agentes penitenciários para cargos de gestão do sistema penitenciário vai ao encontro das expectativas de todos os trabalhadores do Brasil, pois isto demonstra que a categoria está preparadíssima para enfrentar as os desafios do Sistema.”

 

Quadro de gestores das unidades penitenciárias do Ceará:

 

PACATUBA

Jesus Wendel Martins Valdevino: Formado em serviço social pela Universidade Paulista (UNIP). Já administrou a Cadeia Pública de Pacatuba.

 

CAUCAIA

Francisco Orlando Alves Rodrigues: Formado em direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), especialista em Direito e Processo Penal. Foi diretor da CPPL I por dois anos e adjunto da mesma por quatro anos. É agente penitenciário há 17 anos.

 

IPPOO-II

Anasion Mendonça Barbosa: Formado em pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva). Este ano completa 17 anos como agente penitenciário.

 

HSPPOL

Maria Ismênia Vasconcelos Teixeira de Alencar: Formada em medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Gerenciamento Hospitalar. Há 21 anos é diretora do Hospital e Sanatório Penal Professor Otávio Lobo.

 

IPF

Maria de Lourdes Portela Nascimento: Formada em direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuava na Cadeia Pública de Pacatuba. Em junho deste ano completo 20 anos como agente penitenciária.

 

CPPL I

Pedro Henrique Pereira de Abreu: Formado em direito pelo Centro Universitário Christus. É agente penitenciário desde 2006.

 

CPPL II

Herlano Walquer Falcão Macieira: Formado em direito pelo Centro Universitário Estácio FIC. Agente penitenciário há 20 anos.

 

CPPL III

Paulo Roberto de Sousa Martins: Formado em direito pela Faculdade de Fortaleza (FAECE / FAFOR). É agente penitenciário desde 2007.

 

CPPL IV

Paulo Ednardo de Oliveira Carvalho: Formado em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Especialista em Direito Público, Direito do Trabalho e Direito do Consumidor e Responsabilidade Civil. Há oito anos é agente penitenciário.

 

IPGSG

Maria de Fátima Vale Barroso: É psiquiatra, formada em medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em dependência química. No dia 12 de junho vai fazer quatro anos na direção.

 

PIRC

Fábio Wagner: Graduando em Direito pela Faculdade Paraíso do Ceará. É agente penitenciário há oito anos.

 

PIRS

Reginaldo Prado Melo Filho: Formado em Administração Pública no Centro Universitário Internacional (UNINTER) e graduando em direito na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA – Sobral). Exercer a profissão de agente penitenciário há oito anos.

 

TRIAGEM

Israel Moura Ferreira: Formado em serviço social pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC). E Agente penitenciário desde 2007.